domingo, 25 de março de 2012
CADÊ A INTERNET GRATIS EM PARNAIBA???
INTERNET DE GRAÇA???
Parnaíba oferece acesso gratuito a internet banda larga sem fio
Atualizada em 17/08/2009 às 10h02
____________________________________
Cidade litorânea do Piauí está em processo de implantação de internet gratuita para mais de 140 mil habitantes e em locais estratégicos nas áreas de educação, saúde e segurança.
Por meio da modernização e aperfeiçoamento da infraestrutura de comunicação com equipamentos Motorola, cerca de 140 mil pessoas da cidade litorânea de Parnaíba agora contam com internet totalmente gratuita nos principais pontos do município, um dos principais do Piauí. A implementação, realizada pela Safety Way em parceria com a Interway, respectivamente revendedor e distribuidor Motorola, faz parte da primeira fase do projeto Parnaíba Digital, que tem como objetivo democratizar o acesso à informação para toda a população com o uso da internet.
A interligação das secretariais municipais e da Câmara dos Vereadores foi o primeiro passo, seguido pelos órgãos de saúde e de segurança pública, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as instalações da Academia de Polícia Militar. Após a finalização desse processo, mais de cem escolas receberam conexão à internet, para uso dos alunos em sala de aula e também para o aperfeiçoamento dos professores e a melhora na comunicação entre os departamentos.
“O projeto Parnaíba Digital foi criado para promover a inclusão tecnológica, principalmente para os moradores que não têm recursos para se conectar ao novo padrão de conhecimento mundial. Nossa inspiração foi a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro (que também conta com projeto e equipamentos Motorola), que possibilita a democratização do conhecimento por meio do acesso gratuito à internet”, declara Jean Carlos Galvão Mourão, coordenador do projeto na Prefeitura de Parnaíba.
O contrato, assinado em novembro de 2007, previa a criação de uma rede de banda larga via rádio, com a instalação um cluster no centro administrativo da cidade. O projeto foi finalizado em novembro de 2008, com a instalação da plataforma de banda larga sem fio da Motorola, fornecedora do backbone de internet à prefeitura, em uma área de 16 quilômetros em torno da torre central. Para expandir a conexão local nos pontos de Parnaíba que fornecerão a internet gratuita, foi criada uma rede WLAN (Wireless Local Area Network), também da Motorola, que utiliza portas de acesso e switches sem fio distribuídos por sete pontos remotos.
Assim, com as chamadas “ilhas Wi-Fi”, a população e os turistas de Parnaíba já contam com acesso à internet sem-fio no Aeroporto Internacional João Silva Filho, no Terminal Rodoviário Interestadual, na Praça de Eventos, Universidades Federal e Estadual do Piauí, Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e Porto das Barcas.
Segundo Eduardo Stéfano, vice-presidente da área de Governo & Empresas da Motorola no Brasil e no Cone Sul da America Latina, é muito importante que órgãos da prefeitura tenham a consciência de que o acesso à informação é um dos principais fatores para o crescimento de uma comunidade. “Para a Motorola, é sempre muito satisfatório prover tecnologia para o uso na inclusão social e no melhoramento da comunicação pública. Temos mais de 100 projetos de cidades digitais em todo o País e vemos o crescimento das regiões que optaram pelo aprimoramento da tecnologia, não só pela informação sem fronteiras, como também pela redução de custo nos gastos públicos”, reitera.
O diretor-geral da área de Mobilidade Corporativa da Motorola, Vanderlei Ferreira, compartilha da mesma opinião. De acordo com o executivo, a nova infraestrutura possibilita a democratização do acesso à informação e incentiva a inclusão digital na região. “É muito gratificante para a Motorola participar desse projeto e ver como nossa família de produtos permite uma integração total com os sistemas de banda larga sem fio, oferecendo soluções mais completas e integradas à prefeitura e à população de Parnaíba”, completa.
Monitoramento e internet em casa
A segunda fase do projeto, com início em 2009, contempla a instalação de câmeras digitais sem fio em pontos estratégicos de Parnaíba, que transmitirão as imagens para uma central de vigilância da Guarda Civil Municipal. Além disso, está prevista a conexão de todo o sistema público de saúde à rede, o que favorecerá a população no agendamento de consultas e no levantamento de histórico clínico dos pacientes. O projeto também beneficiará a área da educação pública, que prevê a inclusão digital dos estudantes com o desenvolvimento de bibliotecas virtuais nas instituições de ensino, além da criação de telecentros.
“Para atender aos próximos passos do projeto, a intenção é instalar outros clusters de rádio, expandindo a abrangência da rede estabelecida”, afirma Reginaldo Marreiros, engenheiro da Safety Way.
Parnaíba está localizada a 330 quilômetros de Teresina e é a segunda cidade mais populosa do Estado do Piauí, com mais de 140 mil habitantes. Na etapa final do Projeto Parnaíba Digital, será disponibilizada internet gratuita para toda a população, mediante o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Com essa iniciativa, a cidade será posicionada no grupo de cidades brasileiras que oferecem tecnologia avançada de conexão gratuita à internet aos cidadãos.
MATERIA PUBLICADA NO SITE ABIXO EM 17/08/2009
http://www.vooz.com.br/blogs/parnaiba-oferece-acesso-gratuito-a-internet-banda-larga-sem-fio-13176.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário